Barcos no quadrado da Urca
terça-feira, dezembro 30, 2008
Esta é definitivamente a estação das chuvas. Outro intervalo após vários dias chuvosos e lá fui eu pintar na Urca.
Eu havia feito um pequeno estudo desta composição na semana passada e decidi executá-la em um formato maior, desta vez um vertical... queria a montanha, o Iate Clube e a ponte. Os barcos pesqueiros que ficam estacionados no quadrado da Urca seriam as estrelas. Estes velhos barcos são muito charmosos e o Corcovado é um perfeito tema de fundo para esta cena.
Após montar meu equipamento, comecei a organizar os elementos na tela procurando a melhor harmonia para as formas.
Logo eu percebi que não haveria tempo para um desenho detalhado como inicialmente me propus a fazer pois, apesar de um lindo sol nos barcos, havia uma cortina de nuvens começando a cobrir o Corcovado.
Se eu quisesse manter meu plano original teria que trabalhar bem rápido, decidi por uma abordagem mais direta, pincel e tinta, desenhando e pintando ao mesmo tempo.Ajustando formas, cores e valores. Era como se a montanha estivesse brincando de esconde- esconde, nuvens indo e vindo , desafiando minha habilidade em capturar o melhor momento para registrar na tela.Eu sabia que não terminaria este trabalho em uma só sessão, mas fui o mais longe que pude até que a luz mudou demais. Tive sorte pois a chuva não veio.
No dia seguinte, felizmente as condições meteorológicas se mantiveram iguais e embora o esconde-esconde continuasse eu pude prosseguir com minha pinturaÚltima pintura de 2008:
Barcos Pesqueiros no quadrado da Urca - óleo sobre linho 90cm x 50 cm - Sandra Nunes
Posted bySandra Nunes at 18:27 3 comments
Labels: barcos de pesca, Corcovado, iate clube, oleo sobre tela, pintura de marinha, Praia da Urca, quadrado da urca
Albamar
domingo, dezembro 21, 2008
Final de ano com tempo atípico aqui no Rio de Janeiro. Além das chuvas constantes, a temperatura tem estado mais amena. Considerando que já vamos entrar no verão...
Se por um lado fica mais agradável pintar sem o sol inclemente, a chuva acaba dificultando um pouco, promovendo poucos intervalos para montar o cavalete ao ar livre.
Aproveitando um destes intervalos:
Este é um pedaço reminscente do Rio Antigo, esta torre onde funciona o Restaurante Albamar é a única sobrevivente das quatro que formavam o Mercado Municipal ana Praça XV o qual foi demolido para dar passagem à Avenida Perimetral.
O cheiro de mar intensificado pela umidade do ar me inspiraram nesta composição.
Albamar óleo sobre painel 16x22 cm -Sandra Nunes
Posted bySandra Nunes at 19:49 0 comments
Labels: albamar, mercado munipal, paisagem do rio de janeiro, pintura ao ar livre, praça XV, Rio Antigo, Sandra Nunes
Lagoa Rodrigo de Freitas
quinta-feira, dezembro 18, 2008
Este é o mesmo local onde foi realizado o Encontro Mundial de Pintura ao ar Livre. Por ter sido anfitriã do evento não tive oportunidade de pintar naquele dia, fiz um pequeno sketch e depois retornei ao local com a tela maior.
Um dos mais belos cartões postais do Rio de Janeiro, a Lagoa Rodrigo de Freitas com seu rico ecossistema oferece aos transeuntes espetáculos de beleza ímpar em todas as horas do dia e em qualquer estação do ano. Cercada por bairros elegantes da cidade (Leblon, Ipanema, Jardim Botânico) e emoldurada por belas montanhas cobertas de vegetação, é uma excelente opção de lazer para a famíla. Caminhar, andar de pedalinho, circular pela ciclovia ou mesmo praticar esportes nas diversas quadras em seu entorno.
Domingo na Lagoa Rodrigo de Freitas -óleo sobre tela 46x61cm
Sandra Nunes
Posted bySandra Nunes at 19:14 0 comments
Labels: Clube Naval, Ilha Piraquê, Lagoa Rodrigo de Freitas, óleo sobre tela, paisagem do rio de janeiro, pintura ao ar livre, pintura de paisagem, Sandra Nunes
Estação Curvelo
sexta-feira, dezembro 12, 2008
Estação Curvelo - Santa Teresa óleo sobre tela 38x61cm- Sandra Nunes
Este post poderia ser chamado "Lá vai o Bonde". Voltei à estação Curvelo em Santa Teresa desta vez olhando para o meu lado direito, no sentido em que o bonde se dirige ao seu ponto final no Centro da Cidade. Atraiu minha atenção além do bonde na estação o contra-luz na edificação e nas pessoas que, tranquilas caminham pelo bairro.
Veja mais pinturas da Série Santa Teresa em meu website oficial http://www.sandranunes.com/brasil/santa_teresa.html
Posted bySandra Nunes at 17:38 0 comments
Labels: arte, bondinho de santa teresa, curvelo, pinturas de paisagem, Sandra Nunes